Idealizada por Gustavo Telles, ex-baterista da renomada Pata de Elefante, e Márcio Grings, escritor e jornalista musical, a banda é um conglomerado de estrelas alocadas em Vacaria, Santa Maria e Porto Alegre.
O nome “Graxelos” vem de uma corruptela da palavra graxaim, um canídeo com hábitos crepusculares que simboliza a perseverança e resistência cultural. Assim como o animal, os Graxelos resistem às pressões da modernidade, trazendo em suas canções temas que evocam a simplicidade e a malandragem do rock dos anos 60 e 70, permeados pelo folk, country, gospel, e soul.
Desde a concepção da banda em janeiro de 2022, através de um processo criativo que começou virtualmente e se concretizou em encontros presenciais em diferentes cidades, os Graxelos já demonstravam que seriam uma força musical a ser reconhecida. “Shangri-lá”, álbum de estreia dos Graxelos, encontra irmandade e afluências com o folk, country rock, gospel, blues, soul e o som setentista, além de oferecer batidas de raspão na MPB, isso sem deixar de nos entregar uma identidade sul-brasileira.
Foto: Zé Carlos de Andrade.
Integrantes
- Márcio Petracco (pedal steel, violão, guitarra slide, bandolim e voz de apoio)
- Gustavo Telles (voz, violão, bateria e voz de apoio)
- Murilo Moura ( piano, teclados e voz de apoio)
- Vini Brum (voz, baixo, violão e voz de apoio)
- Vítor César (voz, guitarra, violão e voz de apoio)
- Márcio Grings (harmônica)
