Dar visibilidade à música autoral feita no Rio Grande do Sul é o objetivo da plataforma Novo Rock Gaúcho. Idealizada pelo músico Jaydson Gomes, responsável também por criar o site, a empreitada conta ainda com o jornalista Homero Pivotto Jr. na curadoria e no gerenciamento de conteúdo. Ao compilar informações sobre artistas do RS que estão na batalha para mostrar seus trabalhos, a iniciativa serve como vitrine gratuita e também como material de pesquisa, com dados sobre a produção musical no Estado, principalmente do circuito independente. Mais do que uma listagem virtual, o projeto busca ser um movimento para destacar a riqueza do cenário underground.
Sonoridades dos mais diferentes estilos são bem-vindas.
Os próprios interessados podem enviar material pelo link “Envie” no topo da página.
A ideia começou como uma playlist do Spotify para destacar a cena rockeira estadual. Porém, ganhou formato mais amplo para facilitar o acesso de quem não usa o player e agregar informações mais completas sobre os nomes listados (tipo de som, descrição, redes sociais, onde escutar, links importantes, fotos e vídeos).
Ainda que o foco seja o gênero que popularizou as guitarras no século passado e suas vertentes, a iniciativa busca contemplar também outros gêneros, do pop ao trap e rap, passando por MPB, blues, jazz e possíveis combinações sonoras.
A intenção é de que o projeto sirva como norte a músicos e ouvintes, bem como ferramenta de busca por novidades para a imprensa, os produtores de eventos e as casas de shows.
Quem está elencado no Novo Rock Gaúcho ganha uma espécie de perfil próprio. Assim, ao clicar no ícone da banda ou músico na página principal, é feito o direcionamento para um link somente sobre esse artista.
Cada cadastro é armazenado em um banco de dados. As informações colhidas (cidade de origem e estilo, por exemplo ) podem auxiliar em possíveis pesquisas e no mapeamento do que está sendo produzido no cenário atual da música gaúcha.