Ultrapassando a marca dos 500 shows a Grogue chega em 2025 com mais de 50 músicas gravadas entre EP´s, discos de estúdio e discos ao vivo em sua discografia. Isso, sem selos, parceiros ou gravadoras por trás.
O comprometimento faz com que o bordão ”faça você mesmo” não morra na praia (ou já estaria morto há muito tempo?).
A banda, que surgiu em 2015 na fria e gélida Caxias do Sul, cidade símbolo da indústria metal mecânica gaúcha, vem tocando em territórios pouco desbravados pelas bandas do falido estado do Rio Grande do Sul, em incansáveis turnês desde a sua concepção. São giras pelos territórios nacionais de RS, SC, PR, SP, MG, ES, RJ e países sulamericanos, como Paraguay, Uruguay, Argentina e Chile.
Possuindo formações que vão de duos, power trios, quartetos, quintetos e monobandismo, a Grogue já fez colaborações em gravações e shows ao vivo com mais de 25 músicos desde sua formação. Um deles é o compositor e multi-instrumentista paulista Marco Nalesso, artista caiçara que além de ter o prazer de ter a Grogue em sua discografia (como no disco lançado em 2024 intitulado ”NALESSO GROGUE” que teve turnê oficial em 2025 pelos estados de SP e MG) já gravou com lendas da indústria musical, como Steve Shelley (baterista original das bandas Sonic Youth e The Crucifucks) e Lúcio Maia, guitarrista lendário brasileiro responsável pelas linhas em todos discos da Nação Zumbi. ‘
‘A Grogue é uma banda que não está na região metropolitana de Porto Alegre e arredores, mas que toca e produz mais eventos do que a maioria das bandas da região” ressalta Sam Santo, baixista da formação atual, de apenas 19 anos.
”Eu entrei na banda e já fui tocando de carro com o Nalesso de São Paulo até São Thomé das Letras fazendo 7 shows em 7 dias. Que banda gaúcha do underground falido faz isso hoje em dia?”, complementa.
Atualmente a banda se prepara para lançar o novo disco, ainda sem nome, para o segundo semestre de 2025 que contará com aproximadas 10 faixas. Sem preconceitos musicais e tocando sem parar, a Grogue segue explorando os campos musicais com formações e sonoridades diversas até o dia que todos membros estiverem mortos.
Foto: Vitor Argento.
Integrantes
- Greg Grogue – (vocal, guitarra e synth)
- Sam Santo (baixo)
- Jules Mad (bateria)
