Asterisma dá voz à juventude cansada de buscar sentido em um sistema desigual em novo álbum

Publicado em 30/10/2025 por Homero Pivotto Jr.
Asterisma dá voz à juventude cansada de buscar sentido em um sistema desigual em novo álbum

O novo álbum da banda porto-alegrense asterisma, honra entre os novos ladrões, está nas plataformas! O trabalho reúne doze faixas que consolidam a sonoridade e o discurso do grupo dentro da nova geração do indie rock brasileiro. O disco se debruça sobre as contradições da vida urbana e os sentimentos de inadequação, culpa e desejo que atravessam uma juventude em busca de propósito.

O título honra entre os novos ladrões representa uma  reflexão íntima sobre sentir-se inadequado em momentos de felicidade ou sucesso. A banda transforma esse desconforto em metáfora para um sistema que constantemente nos coloca diante de dilemas éticos e emocionais, em que prazer e privilégio se misturam com culpa e injustiça. Para materializar esse sentimento no material visual, o grupo criou, junto de Felipe Pacheco e Sofia Saul, uma capa inspirada em registros de câmera de segurança que mostram uma jovem, branca, furtando um salgadinho em uma loja de conveniência. A imagem extrapola a ideia de usufruto dos privilégios, simbolizando como certos corpos podem cometer pequenos delitos com baixa chance de sofrer consequências –  um dos grandes dilemas vividos por essa geração, que reconhece seus próprios privilégios enquanto tenta lidar com a culpa e a contradição de viver com eles.

Gravado em diferentes locais, entre casas de integrantes, estúdios caseiros e espaços profissionais, honra entre os novos ladrões reflete a autonomia e a experimentação que marcam o processo criativo da banda. No single recém-lançado segue em anexo, a banda reafirma sua identidade dentro do novo rock brasileiro, reinventando o chamado “rock triste” ao unir a sensibilidade do emo dos anos 2000 – estilo que teve, em porto alegre, um de seus principais núcleos de referência – à força de um hardcore contemporâneo e dançante, como Turnstile, e à estética indie mais pulsante de Two Door Cinema Club. A letra retrata o cotidiano de um jovem que se sente preso pelo trabalho e exausto de uma rotina que parece impossível de romper, a música expressa o desejo de escapar e viver os prazeres da noite da cidade.

A alternância entre voz masculina e feminina marca a dinâmica das canções e se tornou uma das principais assinaturas da banda, essa característica atravessa todo o álbum e reforça a identidade sonora da asterisma, que, neste segundo trabalho, aprofunda a relação entre introspecção e consciência social. Em honra entre os novos ladrões, a asterisma ajuda a traduzir o semblante de uma geração. 

O lançamento de honra entre os novos ladrões acontece no dia 9 de novembro, no Bar Ocidente (Porto Alegre), com abertura da banda Visitas Póstumas e produção da Mochilinha Prod. No show, a asterisma apresentará o álbum na íntegra, em um formato especial que incorpora os sintetizadores tocados ao vivo e elementos visuais do disco. No local, também estará disponível uma nova linha de merchandising, com camisetas, pôsteres, ecobags e CDs. Ingressos aqui.

Texto: Leonardo Serafini.