Confira “procedural (automático)”, novo som da asterisma

Publicado em 07/08/2025 por Homero Pivotto Jr.
Confira “procedural (automático)”, novo som da asterisma

Texto: Leonardo Serafini.

Depois de abrir os caminhos de seu novo trabalho com o lançamento do primeiro single, a banda asterisma apresenta “procedural (automático)”, segunda faixa do novo álbum, previsto para novembro. Construída a partir de conversas sobre privilégios, inseguranças e automatismos sociais, a música discute o cansaço diante das disputas por espaço em um mundo estruturado para manter as mesmas hierarquias. 

A alternância entre vozes masculina e feminina marca a narrativa de procedural (automático), destacando diferentes formas de sentir e interpretar os mesmos conflitos. A música fala sobre a exaustão de quem tenta romper com padrões previsíveis, mas se vê preso a um sistema difícil de mudar, onde os privilégios seguem ditando quem tem mais chances de avançar e o medo de ser substituído por alguém mais favorecido se torna constante.

procedural (automático) sintetiza a identidade sonora da asterisma, destacando influências do indie e do emo do início dos anos 2000. A banda atualiza essas referências ao incorporar questões sociais às suas composições, estabelecendo pontes entre o legado emocional desses gêneros e os debates contemporâneos que mobilizam uma nova cena musical.

A asterisma apresenta seu novo single em show no Caos Bar, em Porto Alegre, no dia 16 de agosto, ao lado da banda local Recreio e do trio curitibano Resp. A noite reúne três nomes da cena alternativa do sul do Brasil, com sonoridades que transitam entre o emo, o indie rock e o experimental.

Foto: Sofia Saul.