Rap Pampa Crew

Uruguaiana
Rap Pampa Crew

Rap Pampa Crew é a fusão dos artistas da cidade de Uruguaiana com Santa Maria: Luciano Ordai (skatista, historiador e filósofo / Urguaina); o rasta Man Will Bueno (artesão e poeta afro / Uruguaiana) e Paulo Coelho, mais conhecido como DJ PC (DJ, produtor, coreógrafo e bailarino da cidade / Santa Maria). O Rap Pampa Crew, tem nos seus bats a escola do boom bap dos anos 1980/90, com músicas que tem no seu discurso problemas sociais, abuso de poder, história do povo negro, luta antifascista, antirracismo, aporofobia e necropolítica.

O Rap Pampa Crew mescla em suas composições a imensa bagagem musical que vai do punk rock hardcore, passando pelo metal, reggae, dub, ska e o rap dos anos 1990.Nascidos na cidade da Califórnia da canção nativa e do carnaval de Rua, Uruguaiana RS – fronteira com Argentina e Uruguai – os guris do RPC valorizam em suas composições a música nativista.

Artistas da fronteira oeste do RS que tem como filosofia a valorização do povo preto pobre e periférico, R.P.C é a voz dos oprimidos. E foi com a canção ‘Lanceiros’, uma crítica à Batalha de Porongos, que eles conquistaram a premiação no FAC Festival Alegretense da Canção como a melhor letra, em 2023.

O grupo também realiza o projeto Hip-hop nas Escolas, em que realiza palestras nas escolas públicas e casas prisionais, tocando e falando de suas experiências de vida no submundo das drogas, prisão física e espiritual.

A RPC é uma forma de conscientizar por meio da cultura hip-hop a juventude. O trio vai deixando suas sementes por onde passa, valorizando a cultura hip-hop e o rap de raiz com uma mensagem que tem como foco principal conscientizar o povo preto e periférico.

Foto: Black Force

Integrantes

  • Mano Ordai (MC) 🎙️
  • Will Negrão (MC) 🎙️
  • Paulo Coelho (DJ) 💿​

Escute

Assista


Publicado em 09/03/2025